Não é fácil! Mas não é fácil mesmo, ser uma power curly girl!
Quem nasceu com cabelinhos cacheadinhos sabe do que eu estou falando. Resolvi relatar toda a minha experiência com cabelos cacheados, os quais possuo desde que nasci.
Na minha infância minha mãe era quem cuidava dos meus cabelos (infelizmente). Primeiro que os produtos que ela comprava eram terríveis para os meus cabelos, isso porque há quase vinte anos atrás a escassez de produtos para cabelos cacheados era maior que a seca do nordeste. Até hoje é difícil encontar bons produtos, então imagine naquele tempo e em uma cidade de interior. Além do mais, minha mãe não tinha a paciência devida que esse cabelo precisa e ainda inventava de cortar ele por conta própria. Concluindo, meu cabelo era terrível, sem forma e eu só usava ele preso ou com tranças e marias-chiquinhas.
O problema era tão grande que um dia resolvemos alisá-lo. O alisante já estava lá em casa aguardando para ser usado. Mas, por obra do Nosso Senhor Jesus Cristo eu consegui me livrar dessa moléstia. Em uma das bebedeiras do meu pai com os amigos dele pegaram o alisante e usaram em um dos amigos dele. Lembro que no dia fiquei com muita raiva, mas até hoje agradeço a Deus por ter dado tudo errado (que no final foi tudo certo, neh!)
Ainda na minha infância resolvi cuidar sozinha do meu cabelo. E aí foi que começou uma busca incessante pelo produto perfeito.Já experimentei uma pouco de cada, pelo menos as marcas mais populares. O melhor que encontrei foi um creme na AVON que ela me fez o favor de parar de fabricar. Era a Loção Finalizadora Efeito Cacheado Advanced Techniques. Ela era maravilhosa. Tinha tudo o que nós, cacheadas, queremos e precisamos, isto é, definição e controle por 24 horas. Os cachos ficavam ativados e delineados, sem volume exagerado e controladinhos. Adorava andar no lado da janela do ônibus e sentir o vento nos cabelos, e os cachos não se desmanchavam por isso.
Com o tempo fui me informando e aprendendo técnicas de como cuidar do meu tipo capilar. Aprendi, por exemplo, a não pentear com o pente e sim com os dedos, aprendi técnicas de como lavar o cabelo, aprendi um pouco sobre fórmulas de shampoos, técnicas de como secar o cabelo, e principalmente aprendi a cortar meu cabelo sozinha.
Era decepicionante. Toda vez que ia ao salão as cabeleireiras me estimulavam a alisar ou relxar meu cabelo. Tenho certeza que você, cacheada que está lendo esse post agora, também já passou por isso. Ainda mais nos ultimos anos em que chapinhas e escovas de todos os tipos viraram uma epidemia nos salões. A maioria dos cabeleireiros são completamente despreparados para lidar com o nosso tipo de cabelo. Por isso que tive que aprender a me virar sozinha em tudo. E aprender a cortar meu cabelo foi a libertação final, pois já sabia fazer tudo sozinha.
Ao longo da minha vida recebi muitos elogios, os quais compensavam tantas horas de cuidado e o dinheiro gasto, digo, investido em meu cabelo. Há muitas vantagens em ser uma curly girl. Os cachos, definitivamente, chamam mais atenção por onde passam. Eles têm graça, movimento, são divertidos, têm volume. Enfim, deixam qualquer garota mais alegre, com um ar mais jovial e divertido.
Mas ao longo da minha vida também ouvi muitas críticas... Muitos comentários maldosos... que ofenderam... e até hoje escuto coisas desse tipo. E o que mais me deixa triste é que o cabelo cacheado já ficou estigmatizado como cabelo de bucha, cabelo ruim, cabelo duro e pichaim. Por isso que várias garotas pensam hoje em alisar suas madeixas.
Portanto, se você decidiu assumir seus cachos, seja forte! E seja firme! Não mude só por causa dos comentários equivocados que as pessoas fazem, pois a maioria delas não sabe o que é ter um cabelo caheado.
Por fim, deixo algumas dicas aqui: Nunca lave seus cabelos todos os dias. Dê um intervalo de pelo menos dois dias sem lavá-los. E lavá-lo completamente só uma vez na semana. Durante a semana você só vai lavar a raíz que é, por natureza, mais oleosa, vai enxaguar e deixar só o resto do shampoo escorrer pelo comprimento. E o mais importante: lave com shampoo sem sal (aconselho o Seda SOS reconstrução estrututal, é barato e é ótimo, por mais dificil que seja de acreditar nisso). Eu, particulamente, não gosto muito de usar condicionador... Não consigo encontrar um que não resseque meu cabelo com o uso prolongado. Mas se você usa, dê preferência a um sem silicones, e se os tiver que sejam insolúveis. Só um leave-in não irá controlar seus cabelos. Eu costumo associá-lo com um spray que pode ser o pra fixação ou pra hidratação e uso pomada modeladora assim que saio do banho, desembaraçando os cachos. Nunca enxugue seu cabelo com a toalha de algodão. Prefira a de microfibra ou a velha camiseta de algodão, isso irá diminuir o frizz. Hidrate semanalmente e se puder, de 15 em 15 dias no salão. E apare sempre de três em três meses, não há nada melhor para fazer os cabelos crescerem mais rápido e saudáveis! Seguindo esses passinhos você sentirá a grande diferença nos seus cabelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário